Jim Lee a revolução dos anos 90!

Por Ocusteleta

Nascia no dia 11 de agosto em Seul, na Coréia, um dos caras que mais revolucionou a forma de desenhar quadrinhos nas ultimas décadas. Sim, eu estou falando de Jim Lee, o desenhista que inspirou muita gente que estava começando na época, além de ter desenhado uma boa parte das duas maiores editoras de quadrinhos do mundo.

20080527185616!Jim_Lee

Lee desenhava desde pequeno, mas antes de pensar em se tornar quadrinhista, ele quis seguir o bom e seguro caminho familiar da medicina, que ele chegou a estudar por alguns anos até concluir, mas não decolou como médico, o que fez com que voltasse a rabiscar os papéis feito louco, tentando dessa vez fazer o que realmente gostava.

Em 1986 consegue seu primeiro trabalho como arte finalista de uma revista, mas foi em 1987 que conseguiu sua primeira oportunidade de ouro ao conseguir mostrar seu portfolio em uma convenção para ArchieGoodwin da Marvel Comics, que lhe conseguiu um teste de seis paginas. A partir desse momento começa a saga desse desenhista.

Jim já começou logo de cara em um grande titulo, o “Alpha Flight”, com ninguém menos que Wolverine. A partir daí sua arte foi ganhando destaque na editora fazendo com que ele pegasse X-Men, que passou a vender milhões. Se tornou um dos desenhistas favoritos dos fãs dos mutantes da Marvel ficando nesse titulo por anos, intercalando com outros títulos.

X-Men-JimLee-Poster-Tribute08

xm111516

Em 1992, buscando maior liberdade criativa, cria com Todd Mcfarlane, Rob Liefeld, Mark Silvestri, Erik Larsen, e Jim Valentino, todos artistas da Marvel insatisfeitos com a falta de liberdade criativa da editora, a ImageComics, que foi uma explosão de vendas na época. Voltando a desenhar para a Marvel a série “HeroesReborn”, na qual ele e Rob Liefield ficaram responsáveis por alguns personagens importantes da editora. Jim ficou responsável por Quarteto Fantástico e Homem de Ferro, que imediatamente se tornaram sucessos de venda, diferentemente do Capitão América e Vingadores de Liefield, que não tiveram muito sucesso devido ao desenhos meio controversos.

WildCats-30-last-Wildstorm-comic-book

Wild Storm

Em 1998 vendeu os personagens que criou na Image para a DC Comics, começando a trabalhar com essa editora e pegando bons títulos. Em 2001, desenhando um dos mais icônicos quadrinhos do Homem-Morcego, “Batman – Silencio” com Jeph Loeb, os seus desenhos tornaram-se referência por vários anos para histórias do Batman em várias mídias diferentes.

jim lee batman

jim_lee_superman

Foi um dos idealizadores do reboot da DC, os “Novos 52”, ficando responsável por desenhar a Liga da Justiça por várias edições até assumir os desenhos de Aquaman, que estava sendo desenhado pelo brasileiro Ivan Reis.

A arte de Jim Lee não seria nada sem seu amigo e arte finalista Scott Willians que deixa os desenhos de Lee mais característicos a ele do que nunca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s